Investir em tecnologia é fundamental para melhorar atendimentos na saúde, diz Ricardo Nicolau
SINDHOSPI

08 de março de 2016

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), defendeu nesta terça-feira, 8, o reforço nos investimentos em tecnologia para aprimorar a gestão, fluxo e atendimentos feitos pela rede pública de saúde. A declaração foi feita durante o lançamento do aplicativo Saúde Amazonas, criado pelo Governo do Estado para orientar a população sobre os serviços da saúde pública.

Mencionando os efeitos da queda na arrecadação estadual, o parlamentar destacou que o Estado precisa priorizar o melhor aproveitamento da estrutura existente na saúde. “Em muitos casos, a solução não está em construir novos hospitais, mas em utilizar 100% de tudo aquilo que já temos na rede. A tecnologia é um instrumento fundamental para melhorar o gerenciamento e dar mais eficiência às estruturas de saúde que, por vezes, acabam ficando subutilizadas”, disse.

Pioneiro, o aplicativo Saúde Amazonas foi idealizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) como parte das ações de reorganização do fluxo de atendimento nas unidades da rede. A meta é diminuir a sobrecarga dos prontos-socorros de grande porte, orientando o usuário a encontrar, por meio da ferramenta, a unidade mais apropriada para ser atendido, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs).

No evento de lançamento, o deputado elogiou a iniciativa de uso da tecnologia mobile para facilitar a vida do cidadão e citou estatísticas que comprovam que 65% dos atendimentos de urgência dos grandes hospitais poderiam ter ocorrido em unidades de saúde básica. “A saúde tem de funcionar de forma harmônica, como se fosse uma engrenagem, para garantir que na ponta o paciente seja bem atendido”, salientou.

Gestão

O deputado Ricardo Nicolau sugeriu ao Governo do Estado que adote as ferramentas tecnológicas para ajudar os gestores das unidades da rede estadual de saúde. Na avaliação do parlamentar, o investimento em novos softwares de gestão hospitalar também pode impactar positivamente nos atendimentos oferecidos pelo sistema.

“Parabenizo o governador José Melo e o secretário Pedro Elias pela iniciativa de dar o primeiro passo na busca de ferramentas em favor da saúde”, disse. “Essa mesma tecnologia, que agora está nas mãos do cidadão, pode melhorar o gerenciamento de leitos, controle de medicamentos, sistema de gestão, enfim, pode ser utilizada para conseguir mais rapidez e qualidade de atendimento.”

O aplicativo Saúde Amazonas está disponível para download gratuito na loja virtual da plataforma Android. De acordo com Empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam), que desenvolveu o sistema, o aplicativo estará disponível para celulares iOS em duas semanas e não necessidade de conectividade para funcionar.

Fonte: Assembleia Legislativa AM/AM: 09/03/2016